English Español Deutsch Русский

Escola Frances.com

Gramática francesa. Além disso você pode encontrar muitos recursos sobre a língua francesa como palavras, escolas e literatura francesa entre outras coisas.

Gramática francesa

Aqui você tem uma breve introdução a gramática francesa, se você decidir começar a estudar esta língua você terá uma idéia geral do que você vai encontrar.

Verbos

Presente e infinitivo

Em francês, o presente se usa em expreções do tipo:
Je lis de la philosophie.

Se o que você quer é enfatizar a idéia de que você está realizando uma ação, você deve usar a estrutura "en train de":
Je ne peux venir. Je suis en train de peindre ma maison.

Em francês, o presente simples também se usa para expressar ações que se vão realizar em um futuro próximo.
Je pars demain à la guerre.

Infinitivo: o infinitivo não leva marca de tempo. é a forma não conjugada do verbo. Quando encontramos dois verbos juntos, o primeiro marcará o tempo.

Passado

Existem dois tipos de passado, o "passé composé" ou passado composto se usa para expressar ações terminadas: Elle a donné um coup de pied dans le ballon. Le camion a heurté l'arbre. Il a mangé ume groseille.

A segunda forma de passado, o "passé semple" ou passado simples sustitui ao passé composé em escritura formal. Le Français fit ce que qu'en toute occasion font is français, il se mit à rire.

Futuro e condicional

O futuro pode se sustituir pelo verbo " aller" mais outro verbo. Ils vont appeller nos parents.

Já o condicional não é um tempo e sim um modo, expressa o hipotético e o possível. Si vous nettoyez votre chambre, votre colocataire serait plus gentil avec vous.

Pronomes

Pronomes pessoais: Singular: Je, tu, elle/il/on Plural: nous, vous, elis/ ils

Impessoais: Um sujeito impessoal é o que se usa em expreções de tempo. Nestas expreções o sujeito não cumpre nenhuma função, representa, poderíamos dizer, como são as coisas neste momento. O verbo impessoal vai sempre em terceira pessoa.

Tempo: Il é o sujeito da expreção de tiempo. Quelle heure est-il? Il est 4 heures..

Tempo (clima): para expressões relacionadas com o clima. Il pleut..

Advérbios

Os substantivos se veem modoficados pelos adjetivos. O advérbio é uma palavra invariavel que tem como função complementar ao verbo,modificar um adjetivo, um sustantivo ou inclusive uma frase inteira. Um exemplo de um advérbio que modifica a um adjetivo: Ils sont trop sophistiqués.

Um advérbio que modifica uma frase inteira: Heureusement, malgré que je suis pauvre, j'ai de la nourriture, de l'eau, et um abri.

Quando os advérbios modifican verbos, nos explican sobre tudo cmo se realiza a ação. Estes advérbios recebem o nome de advérbios de modo: Ils s'embrassent passionnément.

Negações

"Ne" é a partucula que se usa para realizar a negação de um verbo. Quando a expressao é negativa se usa a particula "pas" detrás do verbo. Je ne veux pas être um numéro.

Se "ne" vai seguido de vocal se contrae e fica a forma "n'". Nos verbos compostos "pas" se coloca detrás do verbo auxiliar. La France a perdu ume bataille! Mais la France n'a pas perdu la guerre! Appel du général de Gaulle.

Os infinitivos se negam colocando a forma "ne pas" na frente. L'enfer ét de ne pas aimer.

Na linguagem coloquial a partícula "ne" se omite com frequëncia. Je sais pas.

Artigos

Em francês os sobstantivos vão precedidos de Artigos.

Artigos indefinidos

Un/une sao artigos indefinidos que precedem a substantivos singulares.
un oiseau : um pássaro
un acteur : um ator
une actrice : uma atriz
une blatte : uma barata

Artigos indefinidos plurais: O artigo indefinido plural, des, se usa para se referir a mais de uma entidade. Não se usa para se referir a comentários gerais sobre um grupo, é dizer, para as observações gerais sobre entidades coletivas. esse é o papel do artigo definido como veremos a seguir. Je vois des blattes partout.

Artigo definido

Os artigos definidos são: le, la, is. Os Artigos definidos se utilizam também nas ocasiões que nos referimos a um grupo de sustantivos em sua totalidade. Por exemplo quando se fazem comentários gerais sobre todas as baratas, os humanos ou os carros. is blattes vivent dans is murs et se reproduisent prodigieusement.

Também se utiliza nos casos que queremos generalizar, por exemplo quando não nos referimos a uma guerra em particular e sim as guerras em geral. La guerre ét horrible. .

Adjetivos

Os adjetivos franceses concordam em gênero e número com o substantivo que acompanham.

Formação dos adjetivos

Para formar adjetivos femininos, partimos do adjetivo masculino e acrescentamos um " e" ao final..
C'est um petit garçon. é uma criança (menina).
C'est ume petite fille. é uma criança (menino).

Mas não todos os adjetivos femeninos cumprem esta regra, tem muitas exceções. Alguns adjetivos dobram suas consoantes finais, outros são iguais sendo femeninos ou masculinos e outros mudam tanto que não se parecem em nada a seu correspondente masculino.

O plural dos adjetivos, sendo masculinos ou femeninos, se forma acrescentando um "s" ao final da palavra. is lits bleus sont là-bas. (lit é masculino)